terça-feira, 21 de junho de 2011

SÉRIE SEITA:ISLAMISMO (INTRODUÇÃO BÁSICA)



O ISLAMISMO

O Islamismo é a religião fundada pelo profeta Maomé (570 a 632).
A palavra árabe islam significa submissão a Deus,sendo os seguidores dessa religião denominados maometanos (seguidores de Maomé) ou mulçumanos (palavra francesa que vem do árabe muslim o que se entrega de corpo e alma a Deus).
No Islamismo não há sacerdócio profissional,sendo recomendado aos seguidores que se abstenham de tomar vinho.Além da aceitação e da récita  do credo,chahada,o devoto tem mais quatro obrigações;
A oração,jejum durante o mês lunar de Ramadan,a distribuição de esmolas e uma peregrinação à cidade de Meca,se possível.

Resumo Histórico

O fundador do Islamismo,segundo a onomástica (estudo que estuda nomes e gêneros),chamava-se Abulgasim Mohammad Ibn Abdulllah Ibn Abd Al-Muttalib Ibn Hãshim (Maomé).
O nome Maomé  vem de Mohammad e significa “altamente louvado”.
Nasceu em Meca,na atual Árabia Saudita,provavelmente no ano 570,filho de um pobre mercador.
Seus pais morreram pouco depois do seu nascimento,tendo sido ele educado por um avô,e,mais tarde,por um tio.Foi em sua juventude,pastor e guia de caravanas de comerciantes.
Maomé casou-se com 25 anos com uma viúva bem mais velha que ele,tornou-se um próspero mercador em Meca.
Quinze anos depois na caverna do monte Hira,ao norte de Meca,Maomé diz ter tido uma visão,quando diz ter tido uma visão,quando lhe teria sido ordenado que pregasse.
Diz ele ter tido muitas outras revelações e visões de anjos e arcanjos.Em Hira,diz-se que teria lhe aparecido o anjo Gabriel,o qual lhe teria sido ordenado que pregasse.
Maomé passou a ouvir vozes que o mandavam pregar ou lhe transmitiam certos ensinamentos,registrados mais tarde no Alcorão.

A Chamada  

Convencido da sua “chamada”Maomé passou a pregar a sua doutrina,os árabes o consideram o único profeta de Deus.
Possíveis descendentes de Abraão,através de Ismael,filho de Hagar,julgam ser o islamismo o cumprimento da promessa de Deus em Gênesis 17:20.
Afirmam que o holocausto que Abraão ofereceu a Deus,não teria sido Isaque,mais sim Ismael.
“Quanto a Ismael,eu te ouvi:abençoá-lo-ei,fá-lo-ei fecundo e o multiplicarei extraordinariamente,gerará doze príncipes,e dele farei um grande nação.”


A LITERATURA DO ISLAMISMO

O Alcorão –“ AL QURAN” – ou CORÃO – significa recitações.
Contém as revelações místicas de Maomé segundo o Profeta o Alcorão seria inspirado por Deus.
(2 Cor. 11:4)
Num total de 114 capítulos ,6.226 versículos,o Alcorão é um conjunto de dogmas e preceitos morais,segundo os muçulmanos,a única fonte do Direito,da moral e da Administração.
O Alcorão é uma mistura de Zoroatrismo,Judaísmo,Budismo ,Confucionismo e boas pitadas do Novo Testamento.
No Alcorão Jesus aparece com Isa.
SUNA- coleção de tradições Árabe (provérbios morais e anedotas)

IJMA- e estabelece a crença de que a maioria dos muçulmanos não poderia concordar em erro.O Alcorão,a Suna e o Ijma são os três alicerces da doutrina Islâmica.



DOUTRINAS DO ISLAMISMO

TRINDADE – o Islamismo não aceita a doutrina Cristã da Trindade.Acredita no Espírito Santo como sendo uma força emanada de Deus e vê Jesus Cristo apenas um profeta que veio depois de João Batista.
(MT 28:19)

DEUS – O Islamismo  prega a unicidade de Deus e também a unidade de Deus.seria o mesmo Deus de Abraão,o qual teria terminado Sua revelação em Maomé.

JESUS CRISTO – Maomé é considerado o ultimo dos Profetas,aquele que veio depois de Adão,Noé,Abraão,Moises e Jesus.Nesse caso nega os atributos e conceitos que o Cristianismo lhe atribui.Os mulçumanos crêem que Jesus nasceu de uma virgem Maria,mas seu Pai foi o Anjo Gabriel.
Jesus é tido com o segundo maior profeta do Islamismo.
Dizem que quem morreu na Cruz não foi Jesus,mais sim Judas que tentou traí-lo e pagou com seu erro.
(Jo 3:16)

O CÉU – para os mulçumanos o céu é um super-oásis um sonho para um povo que vive no deserto.Os que seguiram os preceitos de Alá encontrarão rios de leite,mel,vinho e uma multidão de virgens.Os soldados mortos em Guerra Santa para expandir o Islã terão lugar garantido.

O INFERNO – Não tem nada de novidade é composto de óleo fervente e fogo para aqueles que não seguiram os preceitos de Alá.

ORAÇÃO – os mulçumanos rezam cinco vezes ao dia,ao amanhecer ,ao meio dia,durante a tarde,no crepúsculo e à noite.A liturgia publica principal ocorre de sexta feira ao meio dia geralmente nas mesquitas (Templos).

GUERRA SANTA- a guerra era feita com a intenção da expansão do Islamismo.Maomé massacrou aqueles que se colocavam no seu caminho,massacrou um exército e enterrou mais 600 homens na praça do mercado.
(MT 5:21 22)

PECADO ORIGINAL – dizem que quando Alá (Deus) criou os anjos foram feitos de luz,e que um anjo chamado Iblis,por ter se recusado adorar o homem recém criado,teria sido expulso e provocou a expulsão de Adão e Eva do paraíso,mas desconhece o pecado que recaiu sobre a sua descendência.
(Rm 5:12)


ESCATOLOGIA – a historia humana terminara segundo a escatologia islâmica o fim esta no julgamento final,mais antes será precedido de eventos terríveis,como:
A vinda de personagens maléficos e propícios:o Madhi,espécie de Messias,o anticristo,o falso Messias que aparecerá entre o Iraque e a Síria,e Cristo que matara o anticristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.