sexta-feira, 11 de novembro de 2011

As 7 Leis de Noé - 4° lei (Judaismo)





Quarta Lei - Respeite a instituição do casamento - não cometa atos sexuais imorais


O matrimônio é um ato Divino.A Bíblia declara: "Não é bom para o homem estar sozinho," então Deus criou uma companheira para Adam, e em matrimônio, "Ele os abençoou." Numa família completa, a criatividade do homem encontra significativa expressão. Famílias são a pedra fundamental de comunidades, nações e sociedades sadias.
Nações que toleraram a imoralidade -adultério, homossexualidade, sodomia, incesto - jamais tiveram uma longa duração. Imoralidade sexual é o sinal de decadência interior que gera uma sociedade desumana, trazendo o caos ao plano de vida traçado pelo Criador.
O casamento de um homem e uma mulher é um reflexo da unicidade de Deus e Sua criação. A deslealdade no casamento é um ataque àquela unicidade.




Quinta Lei - Respeite os direitos e a propriedade dos outros - não furte


Seja honesto em todos os seus negócios. Ao confiar em Deus em vez de em nosso próprio julgamento, expressamos nossa confiança Nele como Provedor da Vida.
Devemos procurar ganhar nosso sustento com dignidade, e não através de meios 
falsos e ilícitos. Violar a propriedade alheia constitui um ataque fundamental à dignidade de nossos semelhantes.
Gera a anarquia, lançando o homem às profundezas do egoísmo e da crueldade.


Sexta lei - Respeite as criaturas de Deus

Deus concedeu ao homem "domínio sobre os peixes do mar, as aves dos céus, sobre o gado, e sobre tudo o que há na terra". Somos os guardiões de sua criação. Nossa responsabilidade, portanto, excede a de cuidarmos de nossa família, da sociedade, para englobar também toda a natureza.

Devemos cuidar e preservar o legado Divino e sobretudo não causar dor nos seres vivos.
A princípio, o homem foi proibido de consumir carne. Depois do Grande Dilúvio, ele foi autorizado – mas com uma advertência e sob uma condição: não causar sofrimento desnecessário a qualquer animal etornar-se sensível a sua dor.


Sétima Lei - Promova a justiça


Estabeleça tribunais para a manutenção da justiça.
A justiça é um assunto de Deus, mas recebemos o encargo de compilar as leis necessárias que sustentam uma sociedade e fazê-las valer sempre que pudermos. Quando corrigimos os erros da sociedade, estamos agindo como parceiros no ato de tornar a Criação sustentável.
Um sistema legal robusto e saudável, que administre igualmente a justiça, cria uma sociedade merecedora das bênçãos de Deus. Estabelecer um sistema de juizes, cortes e oficiais para manter e cumprir a lei é uma grande responsabilidade.
Este preceito traduz os ideais de nossa vida pessoal e para a sociedade como um todo. É a extensão e garantia de todas as leis precedentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.