quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

"HAMARTIOLOGIA E SOTERIOLOGIA NA ALIANÇA EDÊNICA - parte 1" por Pr.Fernando Gomes





INTRODUÇÃO

O livro de Gênesis contém grande teologia e dever ser considerado o “começo da teologia”,onde os principais conceitos de Deus como um ser supremo,onipotente e extremamente sábio são introduzidos neste livro.Gênesis oferece também um tratamento teológico às questões origem do mundo,origem do homem,origem do pecado, e aos problemas da queda do homem do estado da graça,do plano de redenção,do julgamento e da providência divina.
O livro de Gênesis começa mostrando o poder Criador de Deus,muitos estudiosos vão dizer que o uso de Elohim (Deus) como a única verdadeira fonte de poder no mundo trazia consigo de forma inseparável o conceito de Criador,e Criador a partir do nada,pois era impossível conceder existência própria e poder à qualquer matéria amorfa.Além disso,implicava que qualquer poder que existe na natureza é derivado dele,e que ele está fora e acima da criação ou seja,Deus controla a natureza,mas não é por ela controlado.
A obra prima da criação foi o homem ou como acreditamos o primeiro homem do qual toda a humanidade descenderia.
Adão é formado de duas partes: 1° Carne que o coloca em contato com o mundo criado e 2° espírito, o sopro da vida,o dom de Deus que o colocava não só como o primeiro caso em contato com a criação através da vida existente nele,mas em contato com Deus.
Deus coloca Adão dentro da aliança Edênica para dominar a criação.O que será que foi essa aliança edênica?
O Pacto Edênico foi a primeira aliança que Deus estabeleceu quando criou Adão e Eva e os colocou no Jardim do Éden. Nele, revelou o Seu propósito e plano para a humanidade.Esta aliança, como todas as outras, apresenta tanto uma bênção para a obediência como uma maldição para a desobediência.
Tal como havia uma bênção para a obediência, Deus providenciou um teste para essa obediência. Se Adão e Eva desobedecessem, sobre eles cairia a maldição da aliança.
O que é numa visão teológica uma aliança ou pacto?
Há dois tipos de pactos condicionais e incondicionais.Um pacto incondicional é uma obrigação assumida por Deus em favor da humanidade. Será sempre cumprido, independentemente da obediência ou desobediência por parte do homem.Outros pactos são alianças condicionais e podem ser aceitos ou rejeitados pela humanidade. As condições destes pactos  são  estabelecidas por Deus, que é  imutável. Portanto, as
condições não podem ser alteradas. Os benefícios de um pacto condicional só podem ser recebidos através da fé e da obediência.
 O substantivo pacto significa, segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, "ajuste", "convenção" ou "contrato". Estes três substantivos são também usados para definir o significado do substantivo aliança. Diferentes versões da Bíblia em português usam os substantivos pacto, aliança, acordo e concerto para traduzir o substantivo hebraico berith que aparece cerca de 290 vezes no Antigo Testamento. Para todos esses sinônimos a idéia básica que encontramos é a de união entre duas partes, um pacto ou acordo bilateral. No entanto, até mesmo a etimologia do substantivo é grandemente discutida. Basta passar os olhos por alguns dicionários de teologia ou livros que tratem especificamente do assunto para verificar que há entre os estudiosos grande discordância. As posições mais defendidas são:1° a de que berith é derivada do assírio birtu, que significa "laço", "vínculo"; 2° a de que o substantivo tem origem na raiz de barah, "comer," que aparece poucas vezes no Antigo Testamento (2 Sm 3.35; 12.17; 13.5; 13.6; 13.10; Lm 4.10), e está relacionado com a cerimônia que selava um acordo ou relacionamento entre partes; 3° a de que o substantivo está ligado à preposição bein "entre."De todas estas a primeira posição é a mais aceita entre os estudiosos do Antigo Testamento.
Da própria dificuldade em se estabelecer a origem e significado do termo berith surgem as primeiras divisões no seio daqueles que defendem a teologia pactual. Por exemplo, exatamente o que se quer dizer quando se fala em acordo? Isto implica em que as alianças bíblicas sejam "bilaterais"? Não se pode negar que a idéia de pacto traga consigo, no seu sentido mais natural, a bilateralidade, ou seja, duas partes são envolvidas em um pacto,por isso trataremos de modo simples apenas sobre o pacto Edênico,ver o que aconteceu,e a solução encontrada por Deus.





CAPÍTULO 1

HAMARTIOLOGIA NO PACTO EDÊNICO



O pacto Edênico de Deus com Adão (recairia sobre a humanidade) está embasado em Gn 1:26-28 E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda  a terra,  e sobre todo  o réptil que se  move sobre  a  terra.
E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”.
Adão feito a imagem e semelhança de Deus ou seja,era um representante de Deus na terra,controlando e dominando tudo que estava na criação terrena.
Debaixo do propósito de Deus estar e cuidar do jardim era algo prazeroso para Adão.Tudo estava em perfeita ordem ao ponto de Adão colocar nome sobre todos os animais,onde a cultura judaica diz que colocar nome em algo significa exercer domínio sobre o mesmo.
Deus coloca uma Lei dentro do vasto jardim do Éden,vemos a declaração de restrições em Gênesis 2:16 17, e essas restrições constituíam lei para Adão, eram uma prova eficaz de sua obediência: “E ordenou o SENHOR Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente, Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás” A própria certeza da pena pela violação dessa lei não deixava espaço algum para Adão alegar que não a conhecia,o homem tinha consciência da Lei e mesmo não sabendo o que era a morte de uma maneira prática,apenas  a conhecia de uma forma teórica.
Antes de Adão pecar tinha uma perfeita comunhão com Deus,que o visitava na virada do dia,sendo assim todos os dias antes da queda.
Após a queda esse relacionamento foi rompido.Após o casal terem transgredido o mandamento explícito de Deus não comerem da árvore do conhecimento (Gn 2:17).Após seus olhos serem abertos sentiram o peso da desobediência sobre suas vidas e o peso do pecado os afastando de Deus.
O livro de Gênesis é a fonte de informação desses acontecimentos,portanto nele encontramos elementos necessários para nossa investigação.
Para alguns o pecado não gera conseqüências graves assim,mais veremos que o pecado vai longe demais atingindo escalas que nós não damos conta,prejudicando não só nós mesmos,mais aonde estamos,nossa família e pode atingir pessoas que estão ao nosso lado.
Para sabermos o grau que o pecado de Adão atingiu é necessário prestarmos a devida atenção no texto bíblico.
Perderam sua posição diante de Deus e,conseqüentemente tornam-se réus do juízo divino porque transgrediram a Lei “Não comeras da árvore do conhecimento do bem e do mal” (Gn 2:17)
A primeira reação do homem foi se esconder de Deus,a culpa na consciência tirava a paz do casal,um tentou jogar para o outro a responsabilidade do pecado.
Depois da queda o homem nunca mais foi o que havia sido antes da queda.  
O pecado afetou os seres humanos no mais profundo de sua personalidade,todo o seu ser foi impregnado,até as suas entranhas mais íntimas.
Deus havia dito que “porque,no dia em que dela comeres,certamente morrerás”
(Gn 2:17).A Bíblia é taxativa ao afirmar que o salário do pecado é a morte (Rm 6:23).
O homem foi criado mortal mas tinha o privilégio de conseguir a imortalidade por meio da árvore da vida (Gn 3:22),mas como comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal,perdeu sua liberdade de comer da árvore da vida.A imortalidade foi revestida de mortalidade pois o homem tinha o dever de Dominar a Terra,depois da queda reverte em que a terra no fim acaba engolindo o homem sepultando-o,... até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.(Gn 3:19)
Depois do pecado foi que o homem passou a sofrer com as doenças físicas,que em uma análise é um tipo de morte pois ou acaba matando a pessoa ou passa a matar células,órgãos e etc. 
O pecado afetou a vida animal,o homem passou a se alimentar do animal após o pecado.Os animais passaram a comer uns aos outros ou seja,o inicio da cadeia alimentar.
O sustento será obtido com fadiga v 17.Assim como a mulher terá seus filhos com dor, o homem haverá de comer o fruto da Terra por meio de trabalho penoso. Antes da queda, o trabalho de Adão no jardim era prazeroso e agradável, mas de agora em diante, seu trabalho, bem como o dos seus descendentes será seguido de cansaço e tribulação.
O cultivo da terra seria mais difícil do que antes. Cardos e abrolhos aqui significam: plantas indesejáveis, desastres naturais, enchentes, insetos, secas e doenças. A natureza foi subvertida com o pecado do homem.


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