quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

"HAMARTIOLOGIA E SOTERIOLOGIA NA ALIANÇA EDÊNICA - parte 2" por Pr.Fernando Gomes

                               



CAPÍTULO 2


SOTERIOLOGIA NO PACTO EDÊNICO

E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim.
E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?(Gn 3:8-9).
Todos os pecados acabam por ser desvendados,ou nesta vida ou na vida futura. Deus veio a fim de revelar tudo.Deus com a sua onisciência já conhecia o pecado de Adão,mesmo antes do mesmo quebrar a lei de (Gn 2:17) já estava dentro do propósito divino.
Ao comer os frutos a sentença de Deus foi executada,Adão e Eva não morreram na hora no físico,mas as sementes da mortalidade haviam se alojado em seus corpos,tendo a certeza que um dia morreriam.A morte que o homem conheceu foi a morte espiritual como foi descrito no capítulo anterior através do quadro,agora a redenção se tornou uma necessidade.
A primeira coisa após o pecado tentaram esconder suas vergonhas e reverter os efeitos do pecado.O homem tentou promover um remédio falso e inadequado para sua queda ou seja,o homem tentou por si mesmo,com as obras das suas mãos se livrarem das conseqüências do pecado cometido,analisando o texto sabendo que Deus é onisciente parece até Deus “não sabia” onde estava os dois,mas na verdade Deus estava dando tempo para mostrar ao homem que tudo que fizessem seria inútil para a salvação,que a salvação não vem do homem e sim de Deus.
Enquanto o homem está se escondendo de Deus,ainda que de uma forma indireta o homem não poderia se aproximar por causa do seu pecado,mas Deus poderia se aproximar não com a sua santidade ,mas pelo seu Amor.
O texto mostra Deus tomando a iniciativa se aproximando do homem caído e oferecendo à eles sua redenção salvífica.
E fez o Senhor Deus a Adão e à sua mulher túnicas de peles, e os vestiu.
(Gn 3:21) .
Deus produziu vestimentas substanciais feitas de peles de animais.O sacrifício de alguns animais foi necessário para essa provisão.Para os interpretes cristãos,isso significa a provisão por meio de Cristo,em face de Sua obra expiatória,além  da retidão que Ele oferece como resultado de Sua obra.As vestimentas recebidas por Adão e Eva foram-lhes supridas divinamente.Agora estavam de novo aptos a estar na presença de Deus.
Esse “sacrifício” que aconteceu no Éden com a morte de um animal mostrando o que Cristo faria na sua obra redentora,muitos estudiosos dizem que o sacrifício do Éden foi um tipo de “graça tipológica” um tipo de sombra do que seria a graça real que a nova aliança traria à humanidade.
Após Adão e Eva colocarem as vestes feitas pelas “mãos” do Senhor,Deus estava mostrando que não só a iniciativa de buscar o homem perdido vem dele,mas a própria redenção vem pela graça de Deus,o que chamamos de favor imerecido.
Quando as vestes foram colocadas no casal,Deus ao olhar para ambos enxergava o pecado,mais ao mesmo tempo via nas vestes,que um animal inocente foi morto, para que as vestes fossem feitas um “inocente” (animal) teve que morrer para que os pecadores tivessem vida.




CONCLUSÃO


Sendo o pacto Edênico condicional quebrado por Adão gerou diversas conseqüências que recaiu sobre toda a humanidade.Esse domínio que Deus conferiu ao homem foi destituído pelo pecado,perdendo a autoridade sobre toda a criação,onde lavrar a terra se torna algo difícil por causa dos espinhos gerados.A terra que o homem pisava com toda a autoridade após sua morte o engoliria,sepultando no seu estado de morte.
Embora como mencionado o pacto Edênico era condicional,mesmo quebrado no Éden com a desobediência,dentro do mesmo Éden Deus estabelece outro pacto chamado de pacto Adâmico que seria agora incondicional E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar (Gn 3:15). Uma semente sairia da mulher e traria salvação a toda  sua descendência ou seja,toda a humanidade.
Como o homem perdeu a terra do Éden com o pecado,Deus havia preparado uma nova terra que prometeu em um pacto incondicional à Abraão onde Deus promete uma terra que se chamava Canaã que se transformaria na terra de Israel com a conquista dos Israelitas se estabeleceriam ali.Deus tinha nas mangas da sua sabedoria uma Nova Aliança que se cumpriria na semente da mulher ou seja, se cumpriria em Jesus e à todos que descendesse do Novo nascimento,que fariam parte da descendência do último Adão (Jesus).
Enquanto um animal foi morto para cobrir a nudez ou seja,de uma forma simbólica o pecado de Adão,na nova Aliança o cordeiro de Deus morreria (Jesus) agora esse sangue não cobriria mas purificaria o homem de todo o pecado.
  
  

BIBLIOGRAFIA


·        CHAMPLIN, R.N : O ANTIGO TESTAMENTO INTERPRETADO VERSÍCULO POR VERSÍCULO – VOL. 1 GÊNESIS – NÚMEROS – EDITORA HAGNOS - 2001.

·   CHAMPLIN, R.N: ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA: TEOLOGIA E FILOSOFIA  – EDITORA HAGNOS.


·        GILL,JOYCE ; A.L : PADRÕES DE VIDA DO VELHO TESTAMENTO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.