segunda-feira, 15 de agosto de 2011

HADAGÁ PESSACH (Cultura Judaica)



Preparando para Pessach

Na noite anterior ao primeiro Seder Pessach, imediatamente após o pôr do sol (após a oração de Arvit), realiza-se a busca do Chamets (pão ou produtos fermentados) nos lares, em todos os locais onde porventura tenha sido introduzido chamets durante o ano . Chamets é todo o cereal das cinco espécies- trigo, cevada, centeio, aveia e trigo sarreceno - ou de seus derivados. que entrou em contato com água, iniciando, assim, o processo de fermentação.
Caso o Sêder seja sábado à noite, a vistoria deve ser feita na quinta-feira à noite.
As donas-de-casa costumam esconder nos diferentes cantos da casa dez pedacinhos de pão embrulhados em papel, de maneira que o esposo os encontre durante a busca. Isto é para que a bênção não seja pronunciada em vão.
Ele é procurado com uma vela em todos os quartos e dependências da casa. Antes de realizar tal busca, recitamos a seguinte bênção:
BARUCH ATA ADON'I ELOHENU MELECH HAOLAM ASHER KIDESHANU BEMITSVOTAV VETSIVANU AL BIUR CHAMETS.
Bendito sejas Tu, ó Eterno, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenaste a queima do Chamets.
Imediatamente após esse ato devemos desconsiderar o Chamets. O essencial nessa atitude é a nossa firme decisão de considerar todo o fermento que possuímos, mesmo sem tê-lo visto, como algo inteiramente destituído de valor, inútil, comparado ao pó. Nossos sábios ordenaram posteriormente que devemos expressar esses pensamentos pronunciando a oração Kal Chamirá ("Todo o fermento..." etc.).
KAL Chamirá DEIKÁ BIRSHUTI DELA CHAZITEH UDELÁ BIARTEH LIBTIL VELEHVE KEAFRÁ DEARÁ. (três vezes)
Que todo o Chamets existente nas minhas propriedades, que eu não tenha visto nem queimado, seja desconsiderado e tratado como o pó da terra.
Todo o chamets encontrado durante a vistoria, e o que será consumido na manhã seguinte, deve ser guardado em local alto, fechado e seguro .
Depois de haver desconsiderado o fermento da noite, devemos fazê-lo de novo pela manhã a partir das 10:30. Após queimá-lo, dizemos o seguinte:
KAL CHAMIRÁ DEIKÁ BIRSHUTI DE CHAZITEH UDELÁ CHAZITEH DE BIARTEH UDELÁ BIARTEH LIBTIL VELEHVE KEAFRÁ DEARÁ. (três vezes)
Que todo o Chamets existente nas minhas propriedades, que eu tenha visto ou não, que eu tenha queimado ou não, seja desconsiderado e tratado como o pó da terra.


Eruv Tavshilin

1- É proibido preparar em Yom Tov qualquer coisa para Shabat. Por isso, quando o Yom Tov cai na quinta-feira ou na sexta-feira, não se pode trabalhar ou cozinhar para Shabat, a não ser que se faça Eruv Tavshilin na véspera do Yom Tov.
2- Pegam-se dois tipos de alimentos (exemplo: um ovo cozido e uma Matsá) e recita-se uma oração para que seja permitido preparar numa sexta-feira alimento para o Shabat. A bênção é a seguinte: "Bendito sejas Tu, nosso Eterno D'us, Rei do Universo, que nos santificaste com Teus mandamentos e nos ordenaste fazer o Eruv. Por meio deste Eruv nos seja permitido fazer pão, cozinhar, preparar e esquentar comida, acender velas e fazer em Yom Tov tudo o que for necessário para Shabat".
3- Deve-se conservar o Eruv Tavshilin até sexta-feira à noite, quando é consumido.


Preparação da Mesa

No Seder se prepara a mesa da seguinte forma: Três Matzot são colocadas numa bandeja em cima, estes representam os três grupos de judeus: os Cohanim, Leviim e Israel.
Ao lado dessas matsot se colocam os seguintes símbolos:


a- ZEROÁ

Pedaço de osso do cordeiro ou ovelha, que se coloca em cima e à direita da bandeja. O osso simboliza o poder com que D'us nos tirou do Egito e o cordeiro nos lembra o cordeiro Pascal, o cordeiro sacrificado no Templo.


b- BETSÁ

Ovo cozido, colocado em cima e à esquerda da bandeja, simboliza uma lembrança do sacrifício que se oferecia em cada festividade.


c- MAROR

Erva amarga, colocada no centro da bandeja, simboliza os sofrimentos suportados pelos escravos judeus no Egito. Usamos a escarola, verdura mais amarga que a alface.


d- CHAROSSET

Mistura de nozes, amêndoas, tâmaras, canela e vinho. Colocada embaixo e à direita da bandeja, representa a argamassa com a qual os judeus trabalhavam na construção das edificações do Faraó.


e- KARPÁS

O salsão, colocado embaixo, à esquerda. Essa verdura, molhada em vinagre ou água salgada, serve para introduzir o sabor do Êxodo. Lembra o hissopo (Ezov), com o qual os israelitas aspergiram um pouco de sangue nos batentes das suas casas, antes da praga dos primogênitos.


f- CHAZERET

Escarola. Coloca-se sob o Maror.
Além disso, colocam-se na mesa:
- Um recipiente com água salgada, na qual se mergulham as verduras.
- Uma taça para cada um dos presentes. O conteúdo mínimo de cada taça é de 86 ml (valor numérico de Kós = copo).


Kadesh

Enche-se a primeira taça de vinho e recita-se o Kidush. Levantamos o copo do Kidush e proclamamos a santidade deste Dia da Libertação!


No sábado, começar com:


Houve a noite e houve a manhã. Era o sexto dia quando o céu e a terra estavam terminados, com todas as suas legiões. No sétimo dia D'us terminou a obra que havia realizado. E absteve-se no sétimo dia de todo o trabalho que havia feito. E abençoou o sétimo dia e fê-lo sagrado, pois nele havia terminado toda a obra de Sua criação.


Nos outros dias da semana começa-se com:


Estas são as festas de D' us, são as convocações que proclamareis no seu tempo.
Com vossa permissão, senhores!
Bendito sejas Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, Criador do fruto da vinha.
Bendito sejas Tu, ó Eterno, Rei do Universo! Tu nos chamaste para o Teu serviço dentre os povos e nos ergueste dentre as línguas e consagraste nossas vidas com mandamentos. Em amor Tu nos deste (os sábados para o descanso), festas para alegrar-nos, épocas solenes para celebrarmos, esta festa das Matsot, este dia de santa convocação, a época de nossa libertação, a comemoração da saída do Egito. Tu nos escolheste e nos santificaste dentre todos os povos. (E o sábado e) teus sagrados dias de festa (com amor e boa vontade) com alegria e júbilo nos concedeste. Bendito sejas Tu, ó Eterno, nosso D'us, que santificas (o sábado), Israel e as festas solenes.


Quando o Seder ocorre no sábado à noite, acrescenta-se a seguinte Havdalá:


Bendito sejas Tu, ó Eterno, Rei do Universo, Criador das luzes do fogo, Bendito sejas Tu, ó Eterno, Rei do Universo, que diferencias entre o sagrado e o profano, entre a luz e as trevas, entre Israel e os outros povos, entre o sétimo dia e os seis dias de trabalho.
Tu distinguiste a santidade do sábado da santidade das outras festas; e o dia sétimo, dos seis dias de trabalho. E distinguiste e santificaste ao Teu povo Israel, com a Tua Santidade.
Bendito sejas Tu, ó Eterno, que diferencias entre um sagrado e outro.
Aos sábados e dias úteis continuar aqui.
Bendito sejas Tu, ó Eterno, nosso D'us, Rei do Universo, que nos conservaste em vida, nos amparaste e nos permitiste chegar a esta época festiva.
Todos tomam o primeiro copo de vinho, reclinados.


Echad Mi Yodêa - Quem sabe o que é um? (Canção)


Quem sabe o que é Um? Um, eu sei; Um é nosso D'us nos Céus e na Terra.
Quem sabe o que são duas? Duas eu sei; duas são as Pedras da Lei. Um é nosso D'us nos Céus e na Terra.
Quem sabe o que são três? Três eu sei; três são os patriarcas, duas são as Pedras da Lei. Um é nosso D'us nos Céus e na Terra.
Quem sabe o que são quatro? Quatro eu sei; quatro são as matriarcas, três são patriarcas, duas são as Pedras da Lei, Um é nosso D'us nos Céus e na Terra.
Quem sabe o que são cinco? Cinco eu sei; cinco são os livros da Torá, quatro são as matriarcas, três são os patriarcas, duas são as Pedras da Lei, Um é nosso D'us nos Céus e na Terra.
Quem sabe o que são seis? Seis eu sei; seis são os tomos da mishná, cinco são os livros da Torá, quatro são as matriarcas, três são os patriarcas, duas são as Pedras da Lei. Um é nosso D'us nos Céus e na Terra.
Quem sabe o que são sete? Sete eu sei; sete são os dias da semana, seis são os tomos da mishná, cinco são os livros da Torá, quatro são as matriarcas, três são os patriarcas, duas são as Pedras da Lei, Um é nosso D'us nos Céus e na Terra.
Quem sabe o que são oito? Oito eu sei; oito são os dias até o pacto da circuncisão, sete são os dias da semana, seis são os tomos da mishná, cinco são os livros da Torá, quatro são as matriarcas, três são os patriarcas, duas são as Pedras da Lei, Um é nosso D'us nos Céus e na Terra.
Quem sabe o que são nove? Nove eu sei; são os meses da gestação, oito são os dias até o pacto da circuncisão, sete são os dias da semana, seis os tomos da mishná, cinco são os livros da Torá, quatro são as matriarcas, três são os patriarcas, duas são as Pedras da Lei, Um é nosso D'us nos Céus e na Terra.
Quem sabe o que são dez? Dez eu sei; dez são as locuções do Decálogo, nove são os meses da gestação, oito são os dias até o pacto da circuncisão, sete são os dias da semana, seis são os tomos da mishná, cinco são os livros da Torá, quatro são as matriarcas, três são os patriarcas, duas são as Pedras da Lei, Um é nosso D'us nos Céus e na Terra.
Quem sabe o que são onze? Onze eu sei; onze são as estrelas (do sonho de Yossef), dez são as locuções do Decálogo, nove são os meses da gestação, oito são os dias até o pacto da circuncisão, sete são os dias da semana, seis são os tomos da mishná, cinco são os livros da Torá, quatro são as matriarcas, três são os patriarcas, duas são as Pedras da Lei, Um é nosso D'us nos Céus e na Terra.
Quem sabe o que são doze? Doze eu sei; doze são as tribos, onze são as estrelas (do sonho de Yossef), dez são as locuções do Decálogo, nove são os meses da gestação, oito são os dias até o pacto da circuncisão, sete são os dias da semana, seis são os tomos da mishná, cinco são os livros da Torá, quatro são as matriarcas, três são os patriarcas, duas são as Pedras da Lei, Um é nosso D'us nos Céus e na Terra.
Quem sabe o que são treze? Treze eu sei; treze são os atributos de D'us, doze são as tribos, onze são as estrelas (do sonho de Yossef), dez são as locuções do Decálogo, nove são os meses da gestação, oito são os dias até o pacto da circuncisão, sete são os dias da semana, seis são os tomos da mishná, cinco são os livros da Torá, quatro são as matriarcas, três são os patriarcas, duas são as Pedras da Lei, Um é nosso D'us nos Céus e na Terra.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.