sexta-feira, 15 de março de 2013

"CASAMENTO JUDAICO" (1° parte) por Pr.Fernando Gomes


O casamento é um sonho para todas as mulheres em especial,pois sonham com esse dia desde a tenra idade.No Judaísmo não é diferente pois ainda é muito mais rígida do que se imagina.Na cultura ocidente o noivado é apenas um passo para o casamento,na cultura oriental o noivado já é considerado um casamento,com um contrato feito pelos pais dos noivos em posse das famílias,onde a quebra desse contrato no noivado seria o infiel punido com pena de morte capital: O Apedrejamento.
O noivado na cultura judaica é considerado um casamento caso esse vemos nos evangelhos onde José sabendo da gravidez de Maria preferiu se calar pois se abrisse a boca Maria seria apedrejada.
No casamento Judaico o homem ia a procura de sua noiva,assim como Cristo virá busca sua noiva chamada Igreja.
O pagamento de um dote para o casamento  de uma donzela era de 200 denários,uma viúva  de 100 e a filha de um sacerdote por ser considerada de uma linhagem "real sacerdotal" recebia 400 denários ,feito como foi dito com um contrato que tinha poder jurídico.
O dote poderia ser feito em dinheiro,jóias e propriedades,para que no caso de separação ao algo do tipo a mulher poderia usar esse dote que o pai devolvia para se manter por um tempo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.