segunda-feira, 18 de março de 2013

"CASAMENTO JUDAICO" (2° parte) por Pr.Fernando Gomes


Na tradição Judaica a noiva é como uma rainha a caminho da coroação "...à tua direita estava a rainha ornada de finíssimo ouro de Ofir. Salmos 45:9 .Existem duas linhas ou pelo menos dois modos de casamento,  na primeira linha o noivo ficava dentro de uma tenda chamada de Chupá onde esperava a noiva chegar com sua família e seu pai.Na segunda linha o noivo vinha até a casa da noiva busca-la para o casamento assim como Mateus 25 descreve em seu Evangelho.Assim como Cristo deixou "dotes" o primeiro o dom da vida eterna,    
O segundo "dote" o Espírito Santo como o penhor do cristão ou seja,a garantia que o Noivo (Jesus) viria a casa da noiva  (Igreja) busca-la para a Grande Bodas do Cordeiro.Devemos notar que a noiva ficava a direita do noivo,fazendo uma analogia com muitas passagens citadas por Jesus "E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda" (Mt 25:33).
O rabino era responsável pela cerimônia  onde levantava um cálice de vinho e pronunciava as sete bençãos nupciais chamada em hebraico de sheva berachot,em seguida o rabino passava o cálice ao casal que bebia o vinho simbolizando a alegria entre os dois.O rabino pega a taça e bebe o resto que os noivos deixaram.O rabino pega a taça embrulha num pano e coloca no chão,o noivo com o pé direito quebra a taça onde existem alguns significados para esse ato:

1° Esse ato pode simbolizar que tudo é passageiro a vida passa depressa.
2° Mostra que somos humanos e como a taça se multiplica em cacos,assim devemos multiplicar em filhos.

Juntava os cacos da taça  e os guardava,quando um morresse ou o homem ou a mulher,colocava os cacos da taça nos olhos do falecido para que ficasse ali até o dia da ressurreição dos mortos.
Toda esse cerimônia era realizada embaixo do chale de oração judaico chamado de Talit como observado na foto acima.. 

A noiva depois dava sete voltas ao redor do noivo pois acreditavam que:
1° Assim como os homens se ligam a Deus com as sete voltas no tefilim as mulheres se ligam ao homens com sete voltas simbolizando a perfeição.
2° Assim como deram sete voltas em Jericó para as muralhas caírem,assim acreditavam que todas as barreiras entre eles caíssem.
3° Acreditavam que essas voltas era um tipo de proteção para nada atingir o casamento. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.