quinta-feira, 12 de setembro de 2013

"Linhas Teológicas sobre o Sábado" por Pr.Fernando Gomes




SÁBADO

Muitos foram os debates a respeito do sábado,onde cada grupo religioso embasados em seus dogmas mostram como vêem esse dia,uns guardando outros não.
Existem algumas linhas teológicas onde a judaica indiscutivelmente não precisamos nem mencionar o quão relevante é esse dia para um judeu.Algumas linhas teológicas vão dizer que shabat ou sábado como ficou popularmente conhecido,se tratando do Antigo e Novo Testamento dizem que esse dia ou mitzvoh continuam valendo somente para os judeus nos dias de hoje como diz o texto: Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua. Êxodo 31:16
Outra linha teológica vai dizer que com a vinda de Cristo toda a guarda do sábado foi anulado. Quando Jesus usa a expressão “Senhor do sábado”, E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado. Lucas 6:5, mesmo o mandamento como aparece eterno no AT só poderia ser anulado por alguém que tem autoridade para isso ,Deus.
A igreja Adventistas do Sétimo Dia são zelosos com esse mandamento,para eles esse mandamento nunca foi anulado por Cristo,e como faz parte da Bíblia deve ser seguido por todos os cristão por ser um mandamento,quebrar esse mandamento gerará desobediência que comprometerá na salvação do cristão.

Estudiosos afirmam que o shabat na verdade não significa sábado,e sim descanso,repouso,se assentar,o shabat não está relacionado com um dia da semana,mas com um momento para com Deus.Assim como Deus descansou após a obra da criação,os estudiosos dizem que Deus estava dizendo com a instituição do sábado que os israelitas deveriam trabalhar,mas um dia da semana deixar tudo e terem um momento com o criador.Povo antigos de diferentes culturas tinham um dia na semana que era dedicado às divindades.Parece que a idéia de Deus não era um sábado no termo de dia de semana,mas um repouso de tudo para se dedicarem somente à Deus,para que nenhuma ocupação trabalhista tirasse aquele momento que a criatura teria com o criador.   

                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.