quinta-feira, 7 de julho de 2011

Estudo sobre CRISTOLOGIA (1° Parte)



O Nascimento Virginal de Jesus Cristo

A Concepção de Jesus

Jesus Cristo ocupou um papel singular em toda história,veio mostrar o caminho que o homem havia perdido que conduzia a Deus.
A bíblia esta repleta de nascimentos milagrosos,Deus de dentro de madres sem vida fez saltar homem que deixaram suas histórias nas paginas sagradas da bíblia.
Mais nenhum desses nascimento são comparáveis ao nascimento virginal de Cristo,ou seja,o nascimento de Jesus foi normal e humano ele se desenvolveu no útero de Maria como qualquer outro bebe depois de um período de gestação e parto.
O que foi diferente de Jesus foi sua concepção milagrosa,ou seja sem um ato sexual,no entando José “(pai físico de Jesus)”quando soube da gravidez de Maria tentou separar dela pensando tratar de adultério.

Vamos compreender o que dizia a Tradição Judaica:

1° Noivado:
O noivado era feito muitas vezes pelos pais,quando o casal ainda era uma criança,o noivo ficava isento do serviço militar,
O noivado geralmente durava 12 meses,durante os quais a casa era preparada pelo noivo e o enxoval pela noiva.
Nos dias do Novo Testamento,um homem como José ficava oficialmente noivo quando dava um presente à moça e dizia:”Com isso você é separada para mim,segundo as leis de Moisés e de Israel.

2° O Contrato de Noivado:
Este era a oficialização do noivado. Antes deste ponto o noivado podia ser anulado, mas uma vez feito o contrato o noivado só poderia terminar mediante o processo de divórcio. Uma vez feito o contrato havia um período de um ano de preparação para o casamento como mencionado acima. Durante este ano o casal era conhecido como marido e esposa mas não tinham o direito de viver juntos. Foi durante este período que Maria ficou grávida pelo “Espírito Santo”. Legalmente ela era esposa de Jose.




3° Punição Judaica para Adultério.
Maria e José estavam noivos quando foi descoberta que ela estava grávida.José não queria expô-la publicamente,porque como suposta adúltera,Maria teria sido apedrejada até a morte,José devia à amar muito e ter confiado em Deus.
Ela seria arrastada pelas ruas  publicamente com a face banhada de lágrimas e levada na presença do Sumo Sacerdote ou de um Doutor da Lei que daria a sua sentença assustadora:Apedreja ela.
Colocariam em uma praça para servir de exemplo para outras pessoas,a pessoas pegariam pedras e jogariam até desfigurar a vitima e ela morrer.


Para entendermos melhor sobre o assunto devemos fazer algumas perguntas.

1° Por que Jesus não veio diretamente do céu,sem passar por concepção e nascimento?
Imagine você estando numa rua de Israel comprando alguma coisa ou conversando com um escriba,de repente um estrondo você e todos que estão ali espantados começam a olharem para o céu,aquele infinito azul começa a se rasgar de norte a sul,luzes transcendental começa a refletir os seus raios celestial,a essa altura algumas pessoas já estão desmaiando outras estão tendo uma taquicardia e você se agüentou a cena esta ali parado olhando,quando você nota è Ele o Messias,o Redentor de Israel em pessoa ou em divindade tanto faz,todas as pessoas se ajoelhariam perante Ele,pela possibilidade de libertar Israel do Poder de Roma,todos O seguiram pelo seu poder e não pelo seu amor.
Se a nação de Israel seguisse Jesus pelo seu poder,esse poder mexeria só com o exterior e o interior continuaria intocável,e o Reino de que Cristo veio apresentar não é um reino Geográfico mais sim Espiritual,Jesus veio fazer uma revolução dentro do ser humano que tinha Deus nos lábios,porém  não no coração.
O Dr. Billy Graham ilustrou bem porque Jesus Cristo veio como Homem:
“Você não pode dar conselhos para uma formiga,mesmo que se reforçar com gestos e uma fala apurada ela não ira entender por é uma formiga e não um ser humano.”
Nisso compreendemos que Deus tentou comunicar o seu amor para com os homens,e o homem não entendeu,parecia que as palavras de Deus estavam codificadas precisavam ser descodificadas.
Jesus veio com homem para falar não só como homem mas com o homem na sua linguagem e expressão de uma forma simples e cordial.   

2° Por que Jesus nasceu de uma mulher virgem?
Por que Jesus não nasceu de um outro relacionamento conjugal,o fato para entendermos isso devemos analisar com muito cuidado as escritas bíblicas.
Porque Cristo em (ICor. 15 :45-47) é descrito na Carta de Paulo como o Segundo Adão ou o Ultimo Adão?
Para entendermos devemos voltar para o jardim do Éden,quando Deus fez Adão usou o Senhor essa “composição”  barro + sopro de Deus = Adão,ou seja,com a terra Deus fez carne (corpo),com o sopro a alma,parte imaterial .
Quando Adão pecou e toda a sua posteridade sofreu a conseqüência,o resultado todos nascemos pecadores,como diz em (ICor.15:21 a)
 Porque, assim como por um homem veio a morte,...
Como Adão foi o responsável pela entrada do pecado no mundo,Deus decide colocar uma porta de escape para o ser humano.
E como Deus fez isso?
Levantando um segundo Adão.Como?Usando o mesmo principio quando fez Adão,vamos recapitular quando o Senhor fez Adão usou: barro + sopro de Deus = Adão alma vivente e para fazer o segundo Adão usou o barro,ou seja Maria + Cristo (estava com o Pai,o Verbo) = Jesus Cristo o último Adão que Paulo nos fala.
(ICor. 15:21-22) Porque, assim como por um homem veio a morte também por um homem veio a ressurreição dos mortos.
Pois como em Adão todos morrem, do mesmo modo em Cristo todos serão vivificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.