sexta-feira, 8 de julho de 2011

Estudo sobre CRISTOLOGIA (2° Parte)



Por que José não foi o pai biológico verdadeiro de Jesus?

Quem era o pai de Jose?

A primeira vista, Mateus e Lucas parecem discordar quanto ao pai de José. Mateus declara que ele era o filho de Jacó – (Mateus 1:16), enquanto que Lucas declara que ele era o filho de Eli – (Lucas 3:23). Felizmente uma fonte de informação inesperada ajudou os estudiosos a esclarecer este mistério.
O Talmude de Jerusalém (é um registro das discussões rabínicas que pertencem a lei, ética,costumes e história do judaísmo), indica que Maria era a filha de Eli (Haggigah, Livro 77,4). José era genro de Eli, portanto Lucas poderia chamar José de “filho de Eli”,pois isto estava de acordo com o uso costumeiro da palavra “filho” nessa época, conforme precedentes bíblicos citados anteriormente.


A maldição de Jeoaquim e Jeconias
                                           
Jeoaquim foi um rei de Judá que ofendeu a Deus queimando um rolo que o profeta Jeremias havia escrito. Deus o castigou, indicando que “não teria quem se assentasse no trono de Davi” (Jeremias 36:30).
O filho de Jeoaquim , Joaquim, assumiu o reinado depois da morte de seu pai (2 Reis 24:6),mas permaneceu em Jerusalém apenas três meses, quando então a cidade foi conquistada por Nabucodonosor, que o levou cativo para a Babilônia, de onde jamais retornou (2 Reis 24:8-15, 25:27:30). O sentido hebraico da frase “não terá quem se assente no trono” e de uma permanência mais duradoura.
Joaquim também chamado Conias (Jeremias 37:1), ou Jeconias (Jeremias 22:24, 24:1 e 27:20) foi também castigado por sua desobediência a Deus (Jeremias 22:21 e 22:30):
“nenhum de seus filhos prosperará,para se assentar no trono de David, e ainda reinar em Judá”.

O Problema

José, o pai de Jesus era descendente de Jeoaquim e Jeconias. Portanto a descendência física de José não poderia aspirar ao trono de David em virtude do castigo imposto a ambos.Jesus era herdeiro do trono de David, conforme declarado em (Lucas 1:32, Atos 2:30) e (Hebreus 12:2).Além disso Deus havia prometido a David que um de seus descendentes físicos haveria de reinar em seu trono para sempre (2 Samuel 7:12-13).
Se Jesus tivesse nascido de José a profecia seria contraditória. Era portanto impossível satisfazer a promessa e a profecia de forma natural. Este problema exigiria portanto uma solução de natureza divina.


A Solução

Deus criou a solução através do milagre do nascimento virginal. Embora José fosse um descendente de Joaquim e Jeoaquim (através de Salomão), Maria não era.Ela era descendente de Natã (Lucas 3:31) um dos outros filhos de Davi. A promessa feita a David foi cumprida pois Maria era a mãe biológica de Jesus.
O nascimento virginal também resolveu o problema do castigo imposto a Jeoaquim e Joaquim, dando a Jesus o direito legal ao trono, através de José.
O mesmo fato e afirmado no evangelho de Lucas, onde lemos a respeito da aparição do anjo Gabriel à Maria.Após o anjo ter-lhe dito que ela teria um filho, Maria disse: “Como acontecerá isso, se sou virgem?” O anjo respondeu: “O Espirito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com a sua sombra. Assim, aquele que nascerá será chamado Santo, Filho de Deus” (Lc 1. 34,35).
Só esta afirmação da Escritura sobre o nascimento virginal de Cristo já nos dá a autorização suficiente para abraçar esta doutrina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.