quinta-feira, 14 de julho de 2011

Estudo sobre CRISTOLOGIA (5° Parte)


A DIVINDADE DE CRISTO

Para algumas seitas Jesus foi o Profeta Maior,mas nunca Deus Filho encarnado em pessoa,mais um homem de Deus que veio anunciar o Reino celestial.
Existem também aqueles que gostam de exagerar tanto em novas doutrinas sem nenhuma base bíblica ou até “história” sem pé e cabeça,o importante para o leitor é sempre afirmar A BIBLIA DIZ e não eu,ela não pode ser acrescentada ou retira um único til (Ap 22:18-19),nunca devemos trafegar nas avenidas do EU ACHO QUE ...,para não colidirmos com a heresia que penetra no âmago da mente e para arrancar depois só com muito acompanhamento e ensinamento.
Sendo assim,devemos permitir que Deus dê a última palavra a respeito de si mesmo,quer possamos ou não compreendê-la inteiramente.A bíblia ensina que Jesus é Deus: No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.Ele estava no princípio com Deus.Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.(João 1:1-3)
Jesus conferiu títulos e nomes dados a Deus no Antigo Testamento e também permitiu que outros assim o chamassem,como o nome impronunciável pelos judeus YHWH.
Para compreendermos melhor vamos voltar ao livro de Êxodo 3:1,Quando Moisés perguntou para Deus quem estava o enviando,Deus disse a Moisés:
“EU SOU O QUE SOU”.Disse mais:assim dirás aos filhos de Israel:EU SOU me enviou a vós.”EU SOU” não é a tradução de YHWH.Todavia,
trata-se de um derivado do verbo “ser”,do qual também deriva o nome divino Yahweh(YHWH).
A septuaginta¹,traduziu o primeiro uso da expressão “EU SOU” em Êxodo 3:14 por “ego eimi” no grego.
Em varias ocasiões Jesus empregou o termo “ego eimi”,referindo-se a si mesmo,na forma usada unicamente para Deus.
Veja alguns exemplos:

Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados; porque, se não crerdes que eu sou(no grego “ego eimi”), morrereis em vossos pecados (João 8:24).

Disseram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinqüenta anos, e viste Abraão?
Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antes que Abraão existisse, eu sou(grego “ego eimi”).Então pegaram em pedras para lhe atirarem; mas Jesus ocultou-se, e saiu do templo.(João 8:57-59)

Quando os soldados romanos foram prendê-lo na noite anterior à crucificação,Jesus perguntou-lhes:”A quem buscaís?Responderam-lhe:A Jesus,o Nazareno.Então Jesus lhes disse:Sou eu(no grego “ego eimi”) .(João 8.18:4-6).


Não resta dúvida quanto a quem os lideres judaicos pensavam que Jesus estava proclamando ser.Fica,portanto,bem claro que,na mente daqueles que ouviram essa afirmação não havia qualquer sombra de dúvida que Jesus tivesse se declarando que Ele era Deus,essa afirmação era considerada blasfêmia pelos lideres religiosos e resultaram na sua crucificação.

ATRIBUTOS DIVINOS

Onipresença      Efésios 1 :20-23
Santidade           Atos 3:14
Onipotência       Ap. 1:8
Santificador        Hb.  2:11
Onisciência        João 21:17
Fonte de vida eterna  João 10:28
Capacidade de criar    João 1:3
Inspirador dos Profetas  IICor.13:3
Eternidade      Ap.  22:13
Deus           João  20:28


¹Septuaginta é o nome da versão da Bíblia hebraica para o grego koiné.Dentre outras tantas, é a mais antiga tradução da bíblia hebraica para o grego, língua franca do Mediterrâneo oriental pelo tempo de Alexandre, o Grande.A tradução ficou conhecida como a Versão dos Setenta(ou Septuaginta, palavra latina que significa setenta, ou ainda LXX), pois setenta e dois rabinos trabalharam nela e, segundo a história, teriam completado a tradução em setenta e dois dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.