sexta-feira, 15 de julho de 2011

Estudo sobre CRISTOLOGIA (6° Parte)



OS NOMES DE CRISTO

Os nomes para os judeus não são apenas um nome,mas trazem consigo algumas características do possuidor.
Os nomes atribuídos a Jesus retratam suas naturezas,em parte sua posição oficial e em parte a obra para qual Ele veio ao mundo.
Nunca podemos nos esquecer que Jesus era 100% Deus e 100% homem.

O NOME JESUS

Era um nome comum na sua época,ainda mais se tratando de um povo que tem histórias verídicas para contar,onde os seus antepassados viram Deus trabalhar de uma forma singular em toda a narrativa que a bíblia nos informa.
O nome Jesus (Iesous) é a forma grega do nome hebraico “jehoshua” ou Jeshua,segundo o dicionário bíblico de nomes Jesus significa Deus é a Salvação.
Esse nome foi dado a dois personagens do Antigo Testamento,tipificando a figura de Jesus.
Um deles foi Josué,filho num prefigurando Cristo como o grande General que conduz seu povo ao triunfo e a Josué ,filho jozadaque,tipificando Jesus como o sumo sacerdote carregando os pecados de seu povo.

O NOME CRISTO

O título “Cristo” (Christos no grego),que aparece com o nome Jesus é o equivalente a “Messias”.Simboliza uma pessoa que foi ungida cerimonialmente para um cargo.
No período da realeza,os monarcas eram conhecidos como”ungido de Yahweh”,esse titulo não se dava somente aos reis,mas a todo homem de Deus encarregado de uma missão especifica vemos em Isaías 45:1 o próprio Ciro é chamado de ‘Messias”,ungido.
Os princípios da fé judaica está na vinda do Messias e a redenção Messiânica,eles acreditam que o Messias será um ser humano,descendente da família do rei Davi,um grande líder,e trará a redenção total e final dos judeus e para toda a humanidade.



O FILHO DO HOMEM

De acordo com os três primeiros evangelhos (chamado de sinópticos)¹,este titulo é o único que Jesus aplicou a si mesmo,pois jamais designou a si próprio como Messias.
O nome é por certo expressivo à sua missão escatológica a ser realizada no futuro,como também sua missão terrestre que fala sobre os seus sofrimentos,sua humilhação e morte. Pois também o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos (Mc. 10:45).
Enquanto os sinópticos falaram da natureza humana do Filho do Homem,o evangelho de João quando emprega a expressão “Filho do Homem” como em, João 3:13 “Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem”.deixa transparecer o homem celestial preexistente e divino que desce do céu,aparece na terra,incorpora-se a humanidade caída e volta ao céu de glória.


FILHO DE DEUS

O nome “Filhos de Deus” era usado em Israel para seres espirituais,como anjos (Jó 1:6),mas ás vezes se referiam aos justos do povo de Deus (Gn 6
:2),ou aos monarcas ungidos no momento de subir ao trono,especialmente rei prometido da casa de Davi (2Sm 7:14).
Ser filho de Deus significa em Cristo ser homem de Deus.Quando Jesus proferia esse titulo falava de uma maneira ímpar a relação entre Pai e o Filho.
Seu relacionamento com o Pai era diferente de todos e falava com muito efeito “Ninguém conhece o Filho senão o Pai,e ninguém conhece o Pai senão o filho.



SENHOR

A Septuaginta traduziu o nome impronunciável YHWH por Adonay pela palavra grega Kyrios,que significa “Senhor” nome divino.
As Sagradas Escrituras não deixam nenhuma dúvida de que Cristo é o Senhor:
Veja algumas passagens:

Zacarias pai de João Batista  profetizou (Lc 1:76).E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do Senhor (Kyrios), a preparar os seus caminhos;

O anjo, porém, lhes disse: Não temais, porquanto vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo:
É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor (Kyrios) ,(Lc 2:10-11).



¹Os exegetas chamam evangelhos sinópticos aos de Mateus, Marcos e Lucas; desde que a exegese começou a ser aplicada à Bíblia ainda no século XVIII que os especialistas se aperceberam que, dos quatro evangelhos, os três primeiros apresentavam grandes semelhanças em si,

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.