quarta-feira, 13 de julho de 2011

Estudo sobre CRISTOLOGIA (4° Parte)


                                

                     ATRIBUTOS HUMANOS DE JESUS

Nasceu de uma mulher:Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo (Mt 1:18), mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo de lei,
para resgatar os que estavam debaixo de lei, a fim de recebermos a adoção de filhos” (Gl 4:4-5).


Cresceu como uma pessoa normal:E crescia Jesus em sabedoria, em estatura e em graça diante de Deus e dos homens” (Lc 2:52).


Sentiu sofrimento e dor: Estando em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão
(Lc 22:44).


Sentiu cansaço: achava-se ali o poço de Jacó. Jesus, pois, cansado da viagem, sentou-se assim junto do poço; era cerca da hora sexta (João 4:6).


Teve fome: E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome (Mt 4:2).


Teve sede: Depois, sabendo Jesus que todas as coisas já estavam consumadas, para que se cumprisse a Escritura, disse: Tenho sede                   ( João 19:28).



Tinha emoções: Naquela mesma hora exultou Jesus no Espírito Santo, e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos; sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado (Lc 10:21). Jesus, pois, quando a viu chorar, e chorarem também os judeus que com ela vinham, comoveu-se em espírito, e comoveu-se,(João 11:33).



Possuía um corpo físico: Porquanto os pobres sempre os tendes convosco; a mim, porém, nem sempre me tendes.Ora, derramando ela este bálsamo sobre o meu corpo, fê-lo a fim de preparar-me para a minha sepultura (Mt 26:11-12). Ao cair da tarde, veio um homem rico de Arimatéia, chamado José, que também era discípulo de Jesus.Esse foi a Pilatos e pediu o corpo de Jesus. Então Pilatos mandou que lhe fosse entregue.E José, tomando o corpo, envolveu-o num pano limpo, de linho,e depositou-o no seu sepulcro novo, que havia aberto em rocha; e, rodando uma grande pedra para a porta do sepulcro, retirou-se (Mt 27:57-60).


Possuía alma racional: Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo (Mt 26:38).



Possuía espírito humano: Jesus, clamando com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou (Lc 23:46).


¹Eusébio de Cesaréia  (c. 265  Cesaréia, 30 de Maio de 339) (chamado também deEusebius Pamphili, "Eusébio amigo de Pânfilo") foi bispo de Cesaréia e é referido como o pai da história da Igreja porque nos seus escritos estão os primeiros relatos quanto à história do Cristianismo primitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.