sexta-feira, 29 de julho de 2011

Estudo sobre CRISTOLOGIA (9° Parte) FINAL



Autores não Cristãos que Escreveram
sobre Jesus

Jesus não escreveu sua auto-biografia num papiro mais deixou registrado no coração de todos aqueles que escutaram sua voz,eles guardaram no celeiro do coração depois de algum tempo os discípulos com a finalidade de falar do Mestre e mostrar que ele morreu mais como disse ao terceiro dia ressuscitou,assim vimos na introdução da natureza humana de Jesus.
Alguns escritos sobre Jesus pode ser extraídos dos historiadores que foram contemporâneos dele ou viveram logo depois.

a)FLÁVIO JOSEFO (37/38 – 100 d.c)
Historiador judeu,filho de sacerdote,vindo de uma família abastada.
Josefo escreveu em sua obra Antiguidades Judaicas (Ant.20.200) falando sobre o julgamento e apedrejamento de Tiago e de outros que transgrediram a lei de acordo o Sinédrio dirigido pelo  sumo sacerdote Ananos em 62 d.c,Josefo apresenta Tiago como “irmão de Jesus,que é chamado Cristo” (Tou adekvou Igsour Kecolemor Wqistor).
Em Testimonium Flavianum (Ant. 18.63 s.) Flávio Josefo escreve:
“Neste tempo vivia Jesus,um homem sábio,se é que se pode chamá-lo um homem.Ele realizava feitos incríveis e era mestre de todos os eu aceitavam com alegria a verdade.Desta forma ele traiu judeus e também gentios.Ele era o Cristo.E apesar de Pilatos,movido pelas pessoas mais eminentes de nosso povo,tê-lo condenado à morte,seus discípulos não lhe foram infiéis.Apareceu-lhes pois em vida no terceiro dia,os profetas enviados por Deus haviam anunciado antecipadamente isso e outras coisas maravilhosas sobre ele.Até o dia de hoje subsiste o povo dos cristãos,chamados assim segundo seu nome”.

b)TÁCITO (55/56 – 120 d.c)
Membro da aristocracia senatorial,ocupou cargos habituais  foi procônsul da Ásia em 112/113,entretanto ficou conhecido como historiador por suas duas grandes obras históricas:as historias (105 – 110 d.c) e os Anais (116 – 117 d.c).
Ele escreve “afflicti suppliciis Christiani,genus hominum superstitionis novae ac maleficae “-foi aplicada pena de morte contra os cristãos,um grupo de pessoas de uma superstição nova e maléfica.
Diz em (Anais XV.44),que Nero acusa os cristãos de colocarem fogo em Roma,Christus,o que deu origem ao nome cristão,foi condenado por Pôncio Pilatos durante o reinado de Tibério,mas reprimida por algum tempo,a superstiçaõ perniciosa irrompeu novamente,não apenas em toda Judéia,onde o problema teve inicio,mas também em toda cidade de Roma.

c)PLÍNIO ,O JOVEM ( 61 – 120 d.c)
Era membro da aristocracia romana,advogado e funcionário publico.Ele foi enviado pelo imperador Trajano (98 – 117) para investigar as acusações contra os cristãos,ele escreve:

...quo essent soliti stato die ante lucem convenire carmenque Christo quase deo dicere secum invicem seque sacramento non in scelus aliquod stringere,sed ne furta,ne latrocina,ne adulteria committerent,ne fidem fallerent,ne depositum adpellati abnegarent.

Eles tinham o costume de se reunir antes do amanhecer num certo dia,quando então cantavem responsivamente os versos de um hino a Cristo,tratando-o como Deus,e prometiam solenemente uns aos outros a não cometer maldade alguma,não defraudar,não roubar,não adulterar,nunca mentir,e a não negar a fé quando fossem instados a fazê-lo (Epistola X,96).


d)SUETÔNIO
Era membro da ordem dos cavaleiros,advogado,amigo particular de Plíno,que lhe abriu caminhos para os mais altos cargos públicos sob o governo de Trajano e Adriano.
Escreveu uma obra conhecida com “A Vida dos Césares”,num trecho diz:

“Judaeos impulsore Chresto assidue tumultuantes Roma expulit (Ele expulsou de Roma os judeus que,incitados por Chrestus,não paravam de provocar tumultos”Vida de Claudio,25-4).

e)TALMUDE
As obras talmúdicas mais valiosas com relação a Jesus histórico são aqueles compiladas entre 70 e 200 d.c,durante o denominado Período Tanaita.O texto mais significativo é o tratado da Mishna:

Na véspera da Páscoa eles penduraram Yeshu e antes disso,durante dias o arauto proclamou que Ele seria apedrejado,por pratica de magia e por enganar Israel e fazê-lo desviar-se.Quem quer que saiba algo em sua defesa venha e interceda por ele.Mas ninguém veio em sua defesa e eles o penduraram na véspera da Páscoa.(Talmude Babilônico,Sanhedrin 43a).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.