sexta-feira, 22 de julho de 2011

Estudo sobre CRISTOLOGIA (7° Parte)



Heresias sobre a pessoa de Jesus Cristo
Até o concílio de Nicéia (100-325 d.c)

Introdução:
Quando Jesus ascende aos céus as pessoas ainda tinham duvidas a respeito da natureza de Jesus Cristo acabando por se perderem em suas conjecturas falidas.
Os primeiros pais da Igreja Primitiva tiveram que se posicionar diante de muitas discussões que causavam danos na igreja que dava os seus primeiros passos.
As perguntas eram do tipo:”Quem é Cristo?”,”Como Deus poderia se tornar Homem”,”Jesus Cristo era é uma mistura de homem e Deus,” Em que sentido Jesus era igual ao Pai”.
Nos três primeiros séculos os cristãos não tinham que lutar só contra as perseguições mais também contra as heresias e doutrinas corrompidas.
A doutrina de Cristo foi a que mais sofreu ataques em toda historia do cristianismo.

Algumas heresias surgidas nos três primeiros séculos:

a)GNOSTICISMO:

Os gnósticos consideravam a matéria maligna e negavam a encarnação real e a ressurreição corporal do Filho de Deus.
Os gnósticos diziam possuir capacidades e conhecimentos espirituais superiores que os cristãos não possuíam.
Os gnósticos seguem lideres,divulgadores de conhecimento espiritual que transcendem o entendimento normal,geralmente considerado secreto.
Nos primeiros séculos do cristianismo esse conhecimento espiritual secreto estava relacionado com as idéias de que o “Cristo” é alguém  diferente do homem “Jesus” que o “Cristo” somente teria habitado em Jesus,mas nunca se identificou completamente com ele,e alma e espírito humano é uma centelha da plenitude divina,ou seja ACREDITAVAM QUE O CRISTO ERA DIFERENTE DE JESUS.


b)EBIONISMO:

Os Ebionitas surgiram no começo do segundo século,eram judeus crentes que não deixavam os preceitos judaicos e também aceitavam Jesus apenas como homem.
Essa seita tinha um ensino exagerado sobre pobreza,rejeitavam os escritos do Apóstolo Paulo porque em suas epistolas ele reconhecia os gentios convertidos como cristãos.
A maior ênfase era sobre a divindade de Jesus e o seu nascimento virginal.Para os ebionitas Jesus foi um simples homem,filho de José e Maria,observou a lei de forma especial,sendo escolhido por Deus para ser o Messias,no seu batismo o Espírito Santo o capacitou para ser o Messias,ou seja TINHAM JESUS COMO HOMEM ESCOLHIDO POR DEUS,MAIS NÃO COM SUA NATUREZA DIVINA,eles sacrificavam o lado divino de Jesus.
Alguns homens se levantaram contra essa  seita: Tertuliano,Irineu,Eusébio e Orígenes foram opositores de peso.


c)DOCETISMO:

O docetismo tem uma grande ligação com o gnosticismo,para o mundo físico era corrompido e mau.
Os docetas defendiam que o corpo de Jesus Cristo era uma ilusão e sua crucificação teria sido apenas aparente.
Os seus adeptos que a matéria é ruim e que o espírito não se envolveria com a matéria,que é o principio do pecado,por isso Cristo parecia estar numa matéria carnal,mas na verdade não estava era apenas uma ilusão.
Na concepção dessa seita sendo Cristo bom e a matéria má,não haveria possibilidade de união a divindade e um corpo terreno.
Os docetas negavam a humanidade de Jesus,diziam que Jesus era apenas divino,afirmavam que o corpo de Jesus não passava de um fantasma,que os sofrimentos e morte eram apenas meras aparências.
JESUS ERA APENAS DEUS,E SEU CORPO EA COMO UM FANTASMA.


d)MONARQUIANISMO:

No século III novos pensamentos surgiram levantando questões teológicas que necessitavam de respostas,porque combinar a fé monoteísta com a fé Cristã em Jesus era um conflito grande.
Essa questão parecia ferir  a idéia monoteísta por outro lado outros acreditavam que Jesus era Deus menor que o Pai.
Esse conflito teológico gerou dois pensamentos: o monarquianismo dinâmico e o monarquianismo modalista:

I-MONARQUIANISMO DINÂMICO:

Essa tentativa de resguardar a unicidade de Deus,essa idéia tinha traços do ebionismo,que pregava ser apenas homem,negavam a afirmação de Jesus Cristo ser Deus,não negavam o nascimento virginal mais isso não divinizava Jesus.
Essa seita acreditava que Jesus até o seu batismo viveu como todo homem vive,com a diferença de ter sido  extremamente virtuoso.No batismo o Espírito ou Cristo desceu sobre Ele,apartir daquele momento Ele passou  a operar milagres,sem contudo se tornar divino,essa idéia recebeu o nome de dinamismo.


II-MONARQUIANISMO MODALISTA:

Os monarquianismo modalista negavam a humanidade de Cristo,como fizeram os gnósticos.Viam nEle apenas um modo ou manifestação do Deus único,em que não reconheciam nenhuma distinção.
Essa é uma idéia de apologizar o unitarismo divino.para o modalistas há uma só pessoa,que se manifestou de forma diferente e com nomes diferentes,o Pai.A idéia é que o Deus se manifestou como Criador,depois como Jesus na terra e agora como Espírito Santo.


e)ARIANISMO:

Os arianos foram seguidores de um presbítero de nome Ário.Ele afirmava o Verbo (Jesus Cristo) não era igual ao Pai,mas uma grande criatura,ou seja Jesus podia até se chamado de Deus,mais não era como o Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.