segunda-feira, 11 de julho de 2011

Estudo sobre CRISTOLOGIA (3° Parte)


NATUREZA HUMANA DE JESUS

INTRODUÇÃO

A NATUREZA HUMANA DE CRISTO


Uma das maiores dificuldade de aquele que conhecem ou estudam a biografia de Cristo,lembramos muitas vezes só do seu lado divino,dos seus milagres imensuráveis quando desafiou as leis da física andando sobre as águas ou mesmo quando desafiou a lei da gravidade  no monte Tabor,onde flutuou.
Mas nos esquecemos da sua natureza humana,Jesus como Deus tinha Pai mais não tinha mãe,como homem tinha mãe mais não tinha pai biológico.
Nos evangelhos temos o relato do seu nascimento,sua vida,seus milagres,sua morte,sua ressurreição,tudo registrado por seus discípulos.
E a pergunta é Mateus,Marcos,Lucas e João foram discípulos diretos de Jesus?

Evangelho Segundo Escreveu Mateus

Mateus foi um discípulo ocular das obras de Cristo,quando escreve o evangelho tem o propósito de provar que Jesus é o Messias,o Rei eterno,também era conhecido como Levi nome hebraico,era coletor de impostos (Mt.9:9),dizem os estudiosos que quando os judeus pagavam os tributos e o coletor ia dar lhe  o troco,eles não pegavam diziam que o dinheiro era imundo.


Evangelho Segundo Escreveu Marcos

Marcos foi o primeiro evangelho a ser escrito,o autor foca a pessoa,a obra e os ensinos de Jesus.Outros citam quase todas as passagens deste livro,exceto 31 versículos que só aparecem em Marcos.Neste Evangelho estão registrados mais milagres do que nos demais.
Segundo alguns acreditam que Marcos não foi um discípulos direto,ou seja um dos doze,mas estava quando Jesus foi preso para ser julgado,no evangelho de Marcos descreve que ele esta escrevendo sobre ele em (Mc 14:51).
Mas segundo escreveu Eusébio de Cesaréia ¹: E João, o presbítero, também disse isto: Marcos, sendo o intérprete de Pedro, tudo o que registrou, escreveu-o com grande exatidão, não, entretanto, na ordem em que foi falado ou feito por nosso Senhor, pois não ouviu nem seguiu nosso Senhor, mas, conforme se disse, esteve em companhia de Pedro, que lhe deu tanta instrução quanto necessária, mas não para dar uma história dos discursos do nosso Senhor. Assim Marcos não errou em nada ao escrever algumas coisas como ele as recordava; pois teve o cuidado de atentar para uma coisa: não deixar de lado nada que tivesse ouvido nem afirmar nada falsamente nesses relatos.

Evangelho Segundo Escreveu João

João foi também uma testemunha ocular participava da sala de aula com seus 11 amigos e seu Eterno Mestre Jesus,o evangelho de João tem alguns relatos que não encontramos nos outros evangelhos,por ter sido tão próximo de Jesus e guardar tudo o que ouviu do Mestre.
Quando João escreve tem a incumbência de provar de forma conclusiva que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que todo aquele que Nele Crê tem a vida eterna.

Evangelho Segundo Escreveu Lucas

 Lucas era médico e historiador grego também é o autor de Atos dos Apóstolos,não foi um discípulo direto de Jesus,escreveu o evangelho que leva seu nome baseado em pesquisas e fatos contados pelas pessoas que O conheceram.
Como médico,Lucas sabia da importância de uma investigação completa e minuciosa.Ele usou sua habilidade de observação e de análise para investigar detalhadamente a história de Jesus.O diagnóstico?As boas novas de Jesus Cristo.
Lucas escreve com o propósito de apresentar a humanidade de Cristo,mostrando como um homem genuíno,normal e perfeito,que revela Deus aos homens,com sua graça salvadora para a humanidade caída.
A bíblia declara que o Senhor Jesus veio ou foi manifestado em carne (João 1:14) E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.
Quando a bíblia diz que Cristo se fez carne,esta falando apenas na semelhança da carne do pecado,não que Cristo nasceu com a natureza pecaminosa.(Rm 8:3)  “Porquanto o que era impossível à lei, visto que se achava fraca pela carne, Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança da carne do pecado, e por causa do pecado, na carne condenou o pecado”.
Quando Cristo se fez carne,Ele não tomou sobre si a corrupção da carne,mas apenas a sua semelhança.O termo “carne” denota a natureza de Jesus.As Escrituras revelam claramente que Jesus possuía as características essenciais da natureza humana,isto é ,um corpo material e uma alma racional.
Sua humanidade,conforme registrada nas Escrituras,é algo de que não pode ter duvidas.Ao nascer,Jesus Cristo sujeitou-se às condições da vida humana,bem como do corpo humano.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.